Deputada Laura Carneiro apresenta proposta para manter aposentadoria das mulheres a partir dos 60 anos

A deputada federal Laura Carneiro (PMDB-RJ) apresentou na segunda-feira (03/04) emenda ao projeto da reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional. Ela defende a manutenção da idade limite diferenciada de homens e mulheres. Na proposta do Governo Federal, a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos, indistintamente. Laura Carneiro quer que as mulheres continuam no mesmo sistema, podendo se aposentar cinco anos antes, aos 60 anos.

“É muito injusto propor a mesma idade para os dois. A mulher tem carga de trabalho de 30 horas a mais por mês do que o homem”, afirmou a deputada, referindo-se a dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. “A conta tem que levar em consideração, em primeiro lugar, as pessoas que contribuíram a vida toda, especialmente as mulheres que têm jornada tripla”, frisou.

A parlamentar lembrou que o mercado de trabalho é desigual. Pesquisa mais recente do IBGE mostrou que, apesar de representarem 43,8% dos trabalhadores brasileiros, representam somente 37% dos cargos de direção e gerência. Além disso, a mulher ganha 76% do salário dos homens e, nos cargos mais altos, essa proporção vai para 68%.

A deputada conseguiu, em apenas dois dias, 194 das 171 assinaturas necessárias para sua emenda na reforma da Previdência. Parlamentares de partidos governistas e de oposição apoiaram. Ela apontou que 25 assinaturas foram de mulheres ou 12,88% do total – não é pouco, já que a Câmara conta com apenas 0,9% de representatividade feminina.

“Como a mulher pode acumular tempo como o homem, com tantas tarefas ao mesmo tempo para cumprir? Ainda temos que avançar muito nessa questão dos direitos da mulher. E o projeto da Previdência é uma prova disso. Como não diferenciá-las?”, argumentou a deputada.

Fonte: Brasil News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *